Como Conquistar um Investimento Anjo

como conquistar um investidor anjo

Como Conquistar um Investimento Anjo!

O processo de obtenção de investimento anjo para criação de uma nova empresa (chamada de startup) pode ser divido em 2 etapas: a primeira de estruturação do negócio e a segunda de captação do investimento. Assim, o empreendedor que necessita de investimento anjo para criação e desenvolvimento de sua startup deve começar pela preparação e modelamento de seu negócio, vejamos cada passo a seguir:

Como Conquistar um Investimento Anjo – Estruturação do Negócio:

  1. O Empreendedor deve conhecer antes o que é Investimento Anjo, deve fazer uma pesquisa na internet para se inteirar como funciona, pois assim ele poderá ajustar no seu negócio e poderá se preparar, sabendo com antecedência quais os requisitos e principais termos da negociação, bem como o que ele poderá oferecer para o Investidor Anjo para que ele possa se interessar pela sua startup.
  2. Esta é uma etapa que poucas empresas Startups fazem, principalmente em virtude dos custos, porém é de primordial importância, que é contratar um Conselheiro (advisor), profissional que possa orientá-lo no passo a passo de todas estas etapas em troca de uma pequena participação no seu negócio; o Conselheiro pode acumular o cargo de investidor anjo, o que é bastante recomendável e que posteriormente possa até ser o investidor líder da seu negócio.
  3. Outro Item importantíssimo e fazer uma pesquisa sobre o seu mercado, mantendo contato com potenciais clientes e verificando se suas ideias realmente atendem as necessidades deles, bem como analisar com bastante cuidado a concorrência (não só local, mas também a nível nacional ou mundial, dependendo do seu produto ou serviço), que já atuam em seu segmento, e comparar suas vantagens competitivas.
  4. Estruturar a sua equipe com pelo menos 03 pessoas que tenham competências complementares a sua, (por exemplo, um administrador, um financeiro, e um operacional) é de vital importância no seu negócio, podendo ser os fundadores ou novos colaboradores para complementarem.
  5. Se o seu negócio é construir um Hardware ou Desenvolver um Aplicativo, é primordial que antes de procurar um investidor anjo, Desenvolva um protótipo ou conceito de seu produto/serviço que irá oferecer ao Investidor-Anjo, a fim de poder expor com maior clareza da sua ideia (proposta), e demonstrar sua capacidade de execução.
  6. E por último preparar uma pequena apresentação, mais conhecida com “Pitch” de forma clara e sucinta e que contenha os itens mais relevantes e informando qual é o seu mercado alvo, qual previsão de faturamento e como irá divulga-lo, este “Pitch” deve demorar no máximo 02 minutos.
Como Conquistar um Investimento Anjo

Como Conquistar um Investimento Anjo – Estruturação do Negócio

Como Conquistar um Investimento Anjo – Captação de Investimento

Após o cumprimento da etapa anterior o empreendedor agora, já tem condições de procurar um investidor anjo. É bom lembrar que esta busca é mútua, pois também o investidor anjo está a procura de um bom negócio para investir, vejamos então o que fazer:

  1. O Empreendedor não deve atirar para todos os lados, ou seja, não deve contatar vários grupos de investidores anjo ao mesmo tempo, pois além de perder tempo, os investidores anjos participam geralmente de diversos grupos e nesse caso o empreendedor passa a ideia de estar “desesperado” o que não bom para o seu negócio;
  2. Faça uma pesquisa sobre o perfil de cada grupo de investidores anjo, e procure aquele que mais lhe pareça aliado com o seu negócio.
  3. Quando o Empreendedor finalmente encontrar o investidor anjo disposto, serão marcados diversos encontros em que o empreendedor irá acrescentar mais detalhes de seu negócio e ao mesmo tempo ele irá conhecer melhor o perfil do investidor anjo escolhido.
  4. Após esta fase, é hora de fechar os principais termos de negociação, também conhecido como Term-Sheet, neste documento será definido o valor a ser investido, a participação do Investidor Anjo na empresa e quais os direitos e os deveres de cada um nesse processo. Este documento não obriga as partes de nenhum compromisso futuro.
  5. Agora após o passo anterior e em comum acordo é assinado o contrato e o investimento é realizado, porém este não é o fim, é apenas o começo de nova relação entre o empreendedor e o investidor anjo, .
  6. Finalmente após a execução do que foi acertado pelas partes na execução do contrato, chega a hora do empreendedor cumprir todas as obrigações contratuais, dependendo do que foi acertado, pode ser a retirada do investidor anjo do negócio, a venda da empresa ou ainda a sua permanência.
Como Conquistar um Investimento Anjo

Como Conquistar um Investimento Anjo – Captação de Investimento

Como Conquistar um Investimento Anjo

Espero que possa ter ajudado com este simples passo a passo de como procurar e obter um investimento anjo. Se você acha que falta alguma coisa ou simplesmente que acrescentar algo, fique à vontade, preencha abaixo os seus comentários, ele será sempre bem vindo!


Estamos lançando uma Novidade! Deixe seu Comentário em Vídeo, os melhores comentários serão destacados no Blog Anjos da Amazônia, faça um teste… É Gratuito!

[vidrack align=”center”]